Diretrizes de sustentabilidade para projetos em Florianópolis < VOLTAR

Dissertação defendida por Maria Andrea Triana em 2005 no Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina na área de Tecnologia - área de concentração: Planejamento e Projeto de Arquitetura.

Título: "Diretrizes para incorporar conceitos de sustentabilidade no planejamento e projeto de arquitetura residencial multifamiliar e comercial em Florianópolis".

Resumo: As cidades, a arquitetura em geral, e em especial as edificações, têm sido uma das fontes geradoras do processo de degradação ambiental das últimas décadas . Isso é dado em decorrência do consumo de recursos de materiais e energia gastos, não só pela construção, como também pelo processo de manutenção ao longo da vida útil das edificações. Por outro lado, ao colocar-se a sustentabilidade como conceito base no projeto de arquitetura, é possível fazer com que as edificações sejam vistas com um papel importante dentro da recuperação e restauração do processo ambiental, posicionando assim o arquiteto frente a novos desafios de atuação que o levam a considerar outras diretrizes e condicionantes a serem seguidos nos seus projetos. Assim, por meio deste trabalho, buscou-se propor quais as diretrizes que podem auxiliar os arquitetos a incorporar os conceitos de sustentabilidade no planejamento e projeto de arquitetura. O foco principal foram as edificações residenciais multifamiliares e comerciais em Florianópolis, Ilha de Santa Catarina, local que está sofrendo um processo de rápida urbanização nos últimos anos, especialmente nesses setores, justificando assim a importância da aplicação do conceito nos projetos. Mas, o que é considerado um projeto sustentável para Florianópolis? Para responder a isso, foi realizada, na dissertação, uma extensa pesquisa bibliográfica para o levantamento dos conceitos considerados inerentes ao tema da sustentabilidade, assim como foram analisados, também, através da bibliografia, projetos dentro da área em questão, os quais apresentam características de maior sustentabilidade. Igualmente foram estudados critérios de sustentabilidade atuais em termos globais e locais, como a Agenda 21, e alguns sistemas de avaliação ambiental de edificações. Dentre estes, os que foram aprofundados são o LEED e a ferramenta de avaliação GB Tool. Através dessa análise, foram identificados os parâmetros utilizados, de maneira que ajudassem na proposição de diretrizes de sustentabilidade para os projetos. A proposta metodológica consiste em uma pesquisa qualitativa. Por meio também de entrevistas a arquitetos brasileiros e estrangeiros, atuantes na área de foco e também na ambiental, buscou-se, analisar o trabalho do arquiteto dentro desse processo, verificando em quê a incorporação dos conceitos de sustentabilidade implica, bem como as variáveis que entram em jogo no processo como um todo. Finalmente, através das idéias apresentadas ao longo do trabalho, juntamente com o estudo das condicionantes para projetos em Florianópolis, de clima e estratégias bioclimáticas de projeto, entre outras, chegou-se à proposição das diretrizes para a incorporação de conceitos de sustentabilidade no planejamento e projeto de arquitetura residencial multifamiliar e comercial em Florianópolis. Cumpre-se assim o objetivo buscado na dissertação; propondo-se desta forma a mesma como um trabalho orientativo para os arquitetos.


Saiba mais >


Orientando para a condução de boas práticas de sustentabilidade no ambiente construído...
Seu projeto pode gerar impactos positivos no meio ambiente...

Entre em contato